Atualmente a educação do ser humano é a atividade mais complicada que nossa sociedade enfrenta. Trata-se de um daqueles problemas que nos encaminham para uma situação quase paradoxal, semelhante àquela representada pelo princípio da incerteza de Heisenberg, princípio básico da física microscópica ou das partículas, que significa que não é possível se conhecer absolutamente, de forma simultânea, todos os aspectos de um sistema, posto que os procedimentos ao nosso alcance para obter informações sobre características físicas do sistema (sua posição no espaço) alteram outras (sua energia cinética ou velocidade). Desta forma, a educação do ser humano faz necessário seu profundo conhecimento, o que implica simultânea e infalivelmente uma influência em sua personalidade.
As finalidades da educação escolar, portanto, reduzem-se à aprendizagem de conhecimentos, úteis, imediatamente aplicáveis, tanto nas possíveis atividades profissionais, quanto na convivência social. Como fica, nesse contexto a formação integral da personalidade, a formação da cidadania? Ou o cidadão que se quer formar é aquele submetido ao mercado?” (Saviani, 1999:25)
sábado, 28 de julho de 2007
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Um comentário:
A EDUCAÇÃO E BASE PARA A VIDA HUMANA, E NÓS COMO EDUCADORES TEMOS O DEVER DE COMTRIBUIR COM ESSE CONHECIMENTO, AFINAL EDUCAR E PREVINIR O FUTURO.
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