sábado, 28 de julho de 2007


Educação para todos

Num país como o nosso, o tema é bastante atual. Carentes de uma educação formal (escolar) que proporcione uma vida melhor para o cidadão brasileiro, sofremos ainda o desafio de uma educação em sentido duplo, que abranja as diversas realidades da vida humana, com a relação com os outros, com o meio ambiente, a capacitação para o trabalho, o trato da saúde e mesmo o tocante à religião e a convivência numa sociedade de valores plurais.
A Igreja no Brasil, quer resgatar uma educação, formal e informal, escolar e familiar, social e política, que permita ao nosso povo vivenciar com maior qualidade e dentro de valores saudáveis como cidadania, justiça e paz, realidade de cada dia em uma sociedade que enfrenta graves problemas econômicos, miséria, gritantes desigualdades na distribuição dos bens e a exclusão constante de trabalhadores de seus empregos, de jovens e crianças de suas escolas, de pessoas do núcleo familiar devido à violência, pobreza insuportável, crise de valores.

.

Educação na atualidade

Atualmente a educação do ser humano é a atividade mais complicada que nossa sociedade enfrenta. Trata-se de um daqueles problemas que nos encaminham para uma situação quase paradoxal, semelhante àquela representada pelo princípio da incerteza de Heisenberg, princípio básico da física microscópica ou das partículas, que significa que não é possível se conhecer absolutamente, de forma simultânea, todos os aspectos de um sistema, posto que os procedimentos ao nosso alcance para obter informações sobre características físicas do sistema (sua posição no espaço) alteram outras (sua energia cinética ou velocidade). Desta forma, a educação do ser humano faz necessário seu profundo conhecimento, o que implica simultânea e infalivelmente uma influência em sua personalidade.
As finalidades da educação escolar, portanto, reduzem-se à aprendizagem de conhecimentos, úteis, imediatamente aplicáveis, tanto nas possíveis atividades profissionais, quanto na convivência social. Como fica, nesse contexto a formação integral da personalidade, a formação da cidadania? Ou o cidadão que se quer formar é aquele submetido ao mercado?” (Saviani, 1999:25)

sábado, 7 de julho de 2007

A Educação nos dias atuais

Precisamos mais humanizar do que ensinar. nossas crianças tem um conhecimento amplo, principalmente no que está ligado ao mundo tecnológico, são autodidatas em informática , mas no que diz ao respeito humano está muito a desejar . Nossos alunos a cada dia que passa estão mais egoistas e violentos, sabemos que precisamos trabalhar mais os valores, mas para isso precisamos muito da ajuda da família.